MAISQ Blog

Fique por dentro do que rola na MAISQ e no universo da Publicidade e Propaganda.

O Marketing no cenário do Empreendedorismo

marketing_empreendedorismo_agencia_maisq_marketing_publicidade_propaganda_brusque
O empreendedorismo corre nas veias do povo brasileiro. Novas empresas nascem e tantas se renovam a cada dia, indo na contramão das pessimistas previsões. O risco é real, mas a vontade de vencer ultrapassa as ameaças.

Onde a vontade intensa se sobressai à capacidade, já que a capacitação no Brasil fica abaixo da média, quando comparado aos países mais desenvolvidos. A maioria das empresas no Brasil, não tem um plano de negócios nem uma estratégia de marketing definida.

Dentro desse cenário alguns empresários fazem pequenos milagres para dar certo e levam a empresa nas costas. Esse grande esforço é necessário para compensar a falta de preparo, já que a mão de obra especializada é escassa em alguns setores.

marketing_empreendedorismo_agencia_maisq_marketing_publicidade_propaganda_brusque
Devido a cultura brasileira em "dar um jeitinho" em tudo, seja na Arquitetura, na Decoração, e também no Marketing e na Comunicação, que são executados a base de testes para ver se funciona.

Quantas vezes escutamos: Publicidade pra que?

Eu já ouvi: "Minha empresa já tem 22 anos de tradição e nunca precisei de Marketing" - "Só que agora as coisas estão diferentes, tenho perdido clientes e não sei mais o que fazer". Tradição não é garantia de sucesso e nem de qualidade, é mais fácil uma empresa abrir com sucesso no início, do que manter-se no topo. Independente do momento que sua empresa está você precisa se preparar para fazer a coisa certa.

marketing_empreendedorismo_agencia_maisq_marketing_publicidade_propaganda_brusque
Vamos tomar como exemplo uma cerimônia de casamento. Esperando que a decisão dure até que a morte os separe, todos os detalhes da cerimônia são planejados com antecedência. Os melhores profissionais são escolhidos a dedo: Fotógrafos, Mestres de Cerimônia, Músicos, som, luzes, Decoração, o Restaurante, o vestido, o local, enfim, nada passa despercebido. Se as empresas começarem a se preocupar com os detalhes como a noiva cuida do casamento, com certeza os cases de sucesso aumentarão e muito.

O Marketing tem tudo a ver com a cultura organizacional da empresa, desde a cor da fachada, identidade visual, logo e até mesmo o comportamento da equipe que precisa estar de acordo com as diretrizes da Organização.

Hábitos e rotinas devem estar alinhados com a missão e visão da empresa. Se o foco dela for qualidade e exclusividade, toda a linguagem da empresa terá sua atenção voltada para que o cliente perceba isso como diferencial. Logo, ali não vão se importar em pagar um preço mais alto, a exigência dele será pela qualidade, se encontrar, vai sair satisfeito.

Se você ficou preocupado por não ser o "cara" do Marketing, isso já é um bom sinal que está em busca da solução. Pense num time de futebol quando investe num técnico que vem reforçar a equipe, assim deve ser uma Agência de Publicidade, pronta fazer parte desse jogo, identificar as falhas da defesa, montar as estratégias e partir para o ataque.

Cristiano Zimermann