Cancelamento das Transações pelo Intermediador de Pagamentos: por que isso ocorre?

Redação
em 23/11/2021

Se você tem um E-commerce, com certeza já teve que lidar com o cancelamento de compras. Isso pode acontecer, por exemplo, quando o Intermediador recusa o pagamento.

Esse caso específico causa muitas dúvidas nos empreendedores. Por isso, preparamos esse texto para te ajudar a entender por que o cancelamento pelo intermediador ocorre - e, consequentemente, como evitá-lo.

Intermediador de Pagamentos

Inicialmente, vale lembrar que o Intermediador de Pagamentos é uma empresa especializada em pagamentos online. Ao utilizá-lo, você consegue tercerizar o serviço de pagamento online e integrá-lo ao seu site.

De forma geral, é um sistema seguro e flexível, permitindo receber e enviar pagamentos. Um bom exemplo de Intermediador de Pagamentos é o PagSeguro.

Ao oferecer para o cliente a possibilidade de pagar através de um intermediador, estão inclusos possibilidades e condições. Entre elas:

  • Pagamento com cartão de crédito, boleto, débito etc;
  • Opção do comprador de acessar os cartões já salvos e algumas de suas preferências;
  • Sistema AntiFraude;
  • Proteção contra chargeback;

Como ocorre o cancelamento?

Geralmente, o responsável por barrar transações é o Sistema AntiFraude. Isso é uma reação de segurança, para impossibilitar pagamentos que apresentem algo suspeito.

Utilizando o PagSeguro como exemplo de novo: consulte os detalhes de uma transação (pela API de notificações ou pela API de consulta por código de transação) e procure por <transaction><cancellationSource>. O campo cancellationSource indicará qual a origem do cancelamento. Sempre que for interna (Internal), significa que o AntiFraude impediu a transação.

O que causa o cancelamento?

O motivo específico de cada cancelamento não é revelado pelos intermediadores, mas existem algumas causas possíveis.

- Desrespeito às regras de uso: cada intermediador de pagamento tem um termo de uso próprio; nele, existe uma série de itens que devem ser cumpridos, tanto pelo vendedor quanto pelo comprador.

- Desencontro de dados: quando o comprador preenche com seus dados, existem vários campos obrigatórios. Nesse processo, alguns programadores colocam valores padrões, o que resulta no bloqueio pelo intermediador. Além disso, se o cliente usar dados diferentes do habitual, a transação também será barrada.

- CPF com pendências: se a compra for realizada em um CPF que possui pendências ou restrições, a transação será cancelada.

- Compras repetidas: caso o mesmo usuário faça compras repetidas, o intermediador bloqueará.

- Desvio no padrão de compras: na hora de fazer o cadastro no intermediador, você precisará categorizar o seu negócio e é importantíssimo preencher de forma correta. Senão, toda a vez que houver uma compra fora do padrão estabelecido, há a chance de ela ser cancelada.

Em resumo: não tem como você saber a causa específica de cada processo, mas tome cuidado com os itens listados. Não necessariamente todo cancelamento resulta de uma tentativa de fraude; em alguns casos, a compra é barrada por uma simples irregularidade.

E aí, o post te ajudou? Caso tenha alguma dúvida, entre em contato conosco.

Solicite seu orçamento!

Agência MAISQ em Brusque - SC

Marketing | Publicidade | Propaganda

Compartilhar artigo