Ficou sabendo do DiaTipo em Curitiba?

Redação
em 05/10/2017

Conhece aquelas letras lindas, caligráficas que estampam anúncios ou as letras/fontes desenhadas especialmente para o desenvolvimento de marcas? Nós somos apaixonados por isso. Nesse fim de semana aconteceu o DiaTipo Curitiba, foi a primeira vez que a cidade recebeu esse evento e nós da MAISQ não poderíamos ficar de fora.


O DiaTipo é um encontro itinerante de tipografia que acontece há nove anos em São Paulo, sendo considerado hoje o principal evento brasileiro sobre tipografia, reunindo tipógrafos, calígrafos, designers, profissionais de comunicação e pesquisadores.

Na parte da manhã houve um divertido debate sobre criação de fontes, design e refinamento das fontes em marcas com Camila Actum, Victor Tognollo, Henrique Beier, Thiago Bellotti e Lygia Pires, foram apresentados diversos projetos para marcas brasileiras e internacionais.


Na parte da tarde vimos em primeira mão o belíssimo trabalho feito para a nova tipografia do Itaú Unibanco, que deve ser implementada nos próximos meses. O diretor da equipe de design do banco Alex Guazzelli e o desenvolvedor de fontes Rafael Saraiva conduziram o bate papo, e também mostraram como decisões de design impactaram significantemente em economia de impressão de extratos e tempo de carregamento em aplicativos mobile.

Ao trocar uma fonte com melhor legibilidade e compacta, os extratos do banco ficaram menores e reduziu em 20% a quantidade de papéis impressos. Num aplicativo para celular, cada segundo de economia em carregamento de informações é muito importante. Para resolver o problema com ícones que demoravam para carregar, foi criada uma fonte iconográfica que reduziu drasticamente o tempo de espera do usuário.

Para fechar com chave de ouro, o casal argentino Yanina e Guilhermo Vizzari apresentaram seus projetos que unem design, ilustração, caligrafia e lettering.


Para nós, foi um conteúdo muito bacana e poderia ter durado a semana inteira, voltamos com a cabeça cheia de novas ideias e inspirações e lógico, extremamente felizes por ver em como decisões de Design, Publicidade e Marketing são essenciais para o sucesso de grandes empresas, e esse é o cuidado que temos com cada cliente.

É isso aí pessoal, até a próxima!

Compartilhar artigo